Força tarefa em Aratiba ajuda no acesso ao auxílio emergencial.

Cultura - Terça-feira, 23 de Junho de 2020


Força tarefa em Aratiba ajuda no acesso ao auxílio emergencial. Pelo menos 750 pessoas foram atendidas nos últimos dois meses pela equipe montada pela Prefeitura de Aratiba para facilitar o cadastro ao auxílio emergencial de R$ 600,00 do governo. Toda a equipe da Secretaria da Cultura, Desporto e Juventude foi mobilizada para o Plantão do Auxílio Emergencial. O auxílio foi oferecido principalmente para as pessoas que não tem acesso à internet, que não tem celular ou que tem dificuldades de fazer o cadastro ou acessar os dados posteriores. Para grande parte das pessoas a equipe conseguiu avançar em todos os passos e liberar o código no aplicativo Caixa Tem. Estas já sacaram o auxílio nas lotéricas do município. “ É um dado importante, porque muitas pessoas não teriam conseguido concluir o cadastro sem ajuda e desta forma, não precisaram nem se deslocar até Erechim para receber o dinheiro”, avalia a secretária da Cultura, Esporte e Juventude, Daiana Tenutti. Mas o auxílio envolve ainda mais ações. Quando existem dificuldades nos sistemas operacionais, a equipe faz uma triagem e a partir desse levantamento agenda um horário na Caixa Econômica Federal de Erechim. Com o agendamento a Caixa realiza um atendimento exclusivo às pessoas do município, sem aglomeração e sem fila e com mais precisão. “Neste grupo estão os casos de maior vulnerabilidade social, e eles saem da Caixa já com a senha para o saque”, diz a secretária. Ao tomar conhecimento da forma como está sendo organizado o atendimento em Aratiba, a gerência da Caixa em Erechim disponibilizou um horário para atendimento exclusivo. O município disponibiliza um ônibus higienizado para o transporte, que por causa do distanciamento é limitado a 16 pessoas por viagem, exige o uso de máscara, fornece álcool em gel e dois funcionários para acompanhar o atendimento. Cinco viagens já foram realizadas a Erechim seguindo esta sistemática e há previsão de novos agendamentos “porque os problemas de acesso ao Caixa Tem continuam”, segundo Daiana. Mesmo com o trabalho da equipe e a disponibilização da tecnologia necessária, em torno de 30% das pessoas cadastradas ainda aguardam a resposta da análise do auxílio. “Eles continuarão sendo atendidos e orientados e o nosso trabalho não para enquanto ainda houver pessoas necessitadas que ainda não receberam o dinheiro”, finaliza. O atendimento é diário, na Secretaria de Cultura das 8hàs 14h. A equipe orienta que toda vez que alguém buscar atendimento, deve levar a documentação de toda a família, para facilitar e agilizar o trabalho.

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