A Ouvidoria é um canal privilegiado de comunicação entre o cidadão e a Instituição tem a função de receber, examinar e encaminhar, aos setores competentes, todas as sugestões, reclamações, elogios e denúncias que lhe sejam enviadas. Além disso, é sua competência acompanhar as providências adotadas e garantir que o cidadão receba a resposta à sua manifestação. A implantação da Ouvidoria Municipal visa contemplar a proposta do pacto governamental que cria uma ponte de comunicação e aproximação entre população e Administração Municipal que através dessa atitude busca aprimorar a qualidade de seu atendimento ao cidadão principal beneficiado com o órgão. O cidadão poderá encaminhar suas sugestões, reclamações , denúncias e elogios através do telefone 0800 642 1070, pelo site da Ouvidoria www.ouvidoriapmaratiba.com.br, através do email ouvidoria@ouvidoriapmaratiba.com.br ou comparecer até a sala da Ouvidoria que está localizada, junto a Casa da Cultura na Rua Xv de Novembro de segunda a sexta – feira das 8h30min às 11h30min e das 13h00min às 17h00min.
Aratiba